quarta-feira, 26 de novembro de 2014

DESPERTAR EM HARMONIA COM A NATUREZA

                                 

            
   
      
         O AYURVEDA afirma que a pessoa deve acordar e sair da cama no auge do período VATA, ou seja, quatro horas da manhã no verão e entre cinco e cinco e meia  no inverno. Este é o horário em que a maioria dos animais, pássaros e crianças recém nascidas acordam.

          O  horário a cima descrito, l é chamado de BRAHMA-MUHURTA no AYURVEDA.

         Quando se adquire o hábito de acordar durante o BRAHMA-MUHURTA os efeitos são sentidos imediatamente na saúde. A pessoa torna-se mais entusiasmada, com a face mais brilhante e aparência mais elegante e forte do que antes.
        Existe uma razão cientifica para isto acontecer. O AYURVEDA explica da seguinte maneira a importância do despertar no BRAHMA MUHURTA:
 
      ...”Com  a primeira luz do amanhecer, cerca de noventa minutos antes que o sol apareça no horizonte , ocorre uma grande onda de energia no planeta.
      Na natureza, criaturas adormecidas despertam e sacodem de seus organismos os vestígios da inércia, preparando-se para as atividades do dia, e então, menos de meia hora antes do amanhecer, uma segunda onda de energia, ainda mais poderosa, corre pela atmosfera. Com este segundo influxo de radiação, vem o momento mais importante do dia: o período em que a química corporal é estabelecida para todos os seres vivos.
     Nesse momento, o sangue é diluído e banhado por  novas  substâncias químicas, as quis se exaurem gradualmente, até serem restauradas no amanhecer seguinte.
    Isso nos leva ao primeiro e mais importante passo para a harmonização do ser individual com o relógio biológico: despertar pelo menos 45 minutos antes do amanhecer.
    O fluxo de nova energia no organismo ocorre dez minutos antes do amanhecer, estejamos ou não conscientemente preparados e despertos ; mas é bem melhor quando estamos preparados.
     Reações químicas acontecem de modo mais adequado em recipientes limpos, livres de impurezas. Nosso corpo é um recipiente de reações químicas. Durante o sono, o organismo humano concentra nos intestinos e na bexiga todos os resíduos e produtos refugados. O baixo ventre fica cheio de gases carregados de resíduos que serão utilizados, ao despertar, para expelir a urina e as fezes para fora do corpo. Se uma pessoa está dormindo quando amanhece, esses gases e resíduas estarão presentes durante o restabelecimento da química do sangue. Porém, se a pessoa estiver desperta ao amanhecer, com os intestinos e a bexiga vazios, o resultado será muito diferente !
     Durante esses minutos cruciais, amplia-se a camada de saúde que reveste o corpo, bem como a força física e o poder de concentração. A pessoa é suprida abundantemente com energias renovadas ; é inspirada a empreender todo tipo de trabalho – e qualquer projeto iniciado nesse momento será sempre completado. Problemas difíceis, que requerem grande esforço mental, são resolvidos com maior facilidade ; a memória está em seu ponto mais aguçado. A pessoa doente se sente livre da agonia que a manteve acordada e aflita durante a noite, muitas vezes caindo num sono profundo e restaurador.
     Somente nos últimos cem anos é que as pessoas das nações ‘civilizadas’ passaram a negligenciar o ato de se levantar antes do amanhecer. E foram esses mesmos cem anos que anunciaram um surto sem procedentes de doenças cardíacas, câncer e uma infinidade de outros distúrbios – bem como o nascimento e fenomenal crescimento de problemas psiquiátricos e psicológicos...”

     Logo após levantar da cama deve-se banhar o corpo com água morna, gradualmente chegando para fria no final do banho.
     Durante o inverno, se o banho completo for muito inconveniente ,  a pessoa deve no mínimo, eliminar os resíduos corporais, limpar os dentes, lavar a boca., as mãos , o rosto e raspar a saburra da língua com algum objeto metálico.
      A temperatura da pele sobe durante o sono. Lavar o rosto e as mãos ajuda a colocar o organismo em equilíbrio adequado às condições do ambiente, prevenindo choques térmicos.
       O rosto, especialmente os olhos, devem ser lavados com água fria e refrescante. No corpo, os olhos representam o elemento fogo. Desta maneira, quando você borrifa água nos olhos, acalma os nervos óticos, os quais são extensões diretas do cérebro.
       Quando for limpar os olhos, primeiro encha a boca de água e depois borrife água nos olhos. Os textos do AYURVEDA afirmam que as mãos carregam-se eletricamente na água, assim para equilibrar o estímulo aos olhos, faça bochechos, passando água entre os dentes, enquanto borrifa água nos olhos.

       Lembre-se deste conselho simples :  Sempre que lavar as mãos, lave o rosto;

            Sempre que lavar a boca, lave os olhos.   


 Não é à toa que existe o ditado popular : “Deus ajuda a quem cedo madruga!”


Um comentário:

  1. 'Se o tempo é o mais valioso de todos os bens, desperdiçá-lo seria a maior das prodigalidades.
    Tempo perdido jamais se recupera e o que achamos que dura muito, dura muito pouco.
    Por isso, façamos logo o que é preciso, pois com determinação obteremos melhores resultados do que se ficarmos indecisos.' ...(Benjamin Franklin)

    ResponderExcluir