segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Meu BEM ou meu MAL ?!?


Meu bem ou meu mal ? Charles Haanel esclarece:

"No mundo físico existem inúmeros contrastes, e para efeito de conveniência eles podem ser designados por nomes distintivos. Existem tamanhos, cores, matizes, ou finalidades para todas as coisas. Há um pólo norte e um pólo sul, o lado interno e o lado externo, o visível e invisível, mas essas expressões servem apenas para fazer os extremos contrastarem.

Eles são nomes dados a duas partes distintas de uma quantidade. Os dois extremos são relativos; eles não são entidades separadas, mas sim duas partes ou dois aspectos do todo.

No mundo mental encontramos a mesma lei: falamos de conhecimento e ignorância, mas ignorância é apenas falta de conhecimento, e por isso vemos que é só uma palavra para expressar a ausência de conhecimento; em sí mesma, ela não tem princípio.

Fala-se de bem e mal, mas o BEM é uma realidade, algo tangível, enquanto o MAL não passa de uma condição negativa, a ausência do BEM. O mal é por vezes considerado uma condição muito real, mas não tem princípio, não tem vivacidade, não tem vida; sabemos disso porque ele pode sempre ser destruido pelo BEM; exatamente como a verdade destrói o erro e a luz destrói a escuridão, assim também o MAL desaparece quando o BEM aparece; portanto, existe apenas um princípio.

Falamos de mente e matéria como duas entidades separadas, porém uma percepção mais clara torna evidente que só existe um princípio operativo : 

A MENTE .

O pensamento, como você talvez saiba, ou não, fica tomando forma constantemente. Ele está sempre em busca de se expressar. De todo modo, o fato é que, se seu pensamento é poderoso, construtivo e positivo, isso se dará claramente a perceber no estado de sua saúde, de seus negócios e de seu ambiente.

Se seu pensamento é fraco, crítico, destrutivo e negativo em geral, ele se manifestará em seu corpo como MEDO, preocupação e nervosismo; em suas finanças, como escassez e limitação, e nas condições conflitantes de seu ambiente.

O MEDO é uma poderosa forma de pensamento. Ele paralisa os centros nervosos, afetando a circulação do sangue.

Isso, por sua vez, paralisa o sistema muscular, de modo que o medo afeta o indivíduo inteiro, o corpo, o cérebro e os nervos, os níveis físico, mental e muscular.

Naturalmente o modo de vencer o MEDO é tornar-se consciente do poder.

O fato crucial é que a fonte de toda vida e de todo o poder é interna. Pessoas, circunstâncias e ocorrências podem indicar necessidades e oportunidades, mas a percepção, a força e o poder para responder a essas necessidades se encontram no interior de cada um.

Recuse imitações. Construa alicerces firmes para sua consciência sobre forçãs derivadas diretamente da fonte Infinita, a Mente Universal da qual você é a imagem e semelhança.

Esse poder vem de dentro, mas só poderemos recebê-lo se o doarmos. O uso é a condição para mantermos essa herança. Cada um de nós é apenas o canal por meio do qual o poder Onipotente se diferencia em forma: se não doarmos, o canal será obstruido e não poderemos mais receber.

O verdadeiro segredo do poder é a consciência dele.

A Mente Universal é incondicional; portanto, quanto mais nos tornamos conscientes de nossa unidade com essa mente, menos conscientes ficaremos de restrições e limitações. E, quando nos emancipamos e nos libertamos de restrições, alcançamos a compreensão do incondicional.

Nós nos tornamos livres ! "


(Charles D. Haanel, A Chave Mestra - Lição 19)

2 comentários: