Se o Diabo existe, onde ele está ?
Charles Haanel esclarece magistralmente esta questão:
"Durante muitos anos houve uma interminável discussão sobre as origens do mal. Os teólogos nos disseram que Deus é Amor, e que Deus é Onipresente. Se isso é verdade, não há um só lugar onde Deus não esteja. Onde, então, estão o Mal, o Diabo e o Inferno ?
Vejamos : Deus é Espírito. O Espírito é o Princípio Criativo do Universo. O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. O homem é portanto, um ser espiritual. A única atividade que o espírito possui é o poder de pensar. O pensamento é, portanto, um processo criativo. Toda forma é, portanto, o resultado do processo de pensamento. A destruição da forma também deve ser o resultado do processo de pensamento...
...Quando o poder criativo do pensamento se manifesta em benefício da humanidade, o resultado é chamado de 'BEM'. Quando o poder criativo do pensamento se manifesta de maneira destrutiva ou má, o resultado é chamado de 'MAL' .
Isso indica a origem do bem e também do mal; são simples palavras cunhadas para indicar a natureza resultante do processo criativo do pensamento. O pensamento precede necessariamente predeterminando toda ação; a ação precede e predetermina a condição.
O espírito de uma coisa é a própria coisa; é necessariamente fixo, imutável e eterno. O espírito é você - VOCÊ. Sem o espírito, você não seria nada. Ele se torna ativo quando você reconhece a ele as suas possibilidades.
Você pode possuir toda a riqueza do mundo, mas, se não a reconhecer e utilizar, ela não terá valor algum. O mesmo ocorre com o tesouro espiritual: se você não o reconhecer e utilizar, ele não terá valor. a única e exclusiva condição do poder espiritual é o uso ou reconhecimento.
Todas as coisas importantes vêm por intermédio do reconhecimento. O cetro do poder é a CONSCIÊNCIA, e o pensamento é o mensageiro dele. Esse mensageiro está constantemente moldando as realidades do mundo invisível para ajustá-las às condições e aos ambientes do nosso mundo objetivo.
Pensar é o verdadeiro interesse da vida; o poder é o resultado. Lidamos com o poder mágico do pensamento e da consciência todo tempo. Que resultados você pode esperar enquanto estiver esquecido do PODER que foi posto sob seu controle ?
Enquanto você agir assim, estará se limitando a condições superficiais, e fazendo de si mesmo um ANIMAL DE CARGA para aqueles que pensam; aqueles que reconhecem o próprio poder; aqueles que sabem que, se não nos dispusermos a PENSAR, teremos que trabalhar, e que, quanto menos pensarmos, mais teremos de trabalhar, e menos receberemos por nosso trabalho.
O segredo do poder é a perfeita compreensão de nossa relação com a Mente Universal. É bom lembrar que esse princípio é imutável; se não fosse assim, não seria confiável. Você é para a Mente Universal o atributo ativo, o canal para a atividade; o Universal só pode agir por intermédio do individual.
Você começa a fazer coisas, a sentir o poder, quando percebe que traz dentro de si a essência do Universal - que ela é você. Ela é o combustível que incendeia a imaginação; que acende a tocha da inspiração; que dá vitalidade ao pensamento; que lhe permite se conectar com todas as forças invisíveis do Universo. Esse poder lhe permite planejar sem medo. Executar magistralmente.
Mas a percepção só chega no Silêncio. Essa parece ser a condição exigida para todos os grandes objetivos.
Você é uma entidade visualizadora. A IMAGINAÇÃO é sua oficina. É ali que seu ideal deve ser visualizado.
Já que a perfeita compreensão da natureza desse poder é a condição primária para sua manifestação, visualize o método completo varias vezes, de modo a poder utilizá-lo quando a ocasião assim o exigir. O teor infinito da sabedoria consiste em seguir o método, e desse modo podemos ter a nosso dispor, a qualquer momento, a inspiração da Mente Universal Onipotente.
É possível não conseguir reconhecer esse mundo interior, e assim exclui-lo de nossa consciência, mas ele ainda será o elemento básico de toda nossa existência. E, quando aprendermos a reconhecê-lo, não só em nós mesmos mas em todas as pessoas, acontecimentos, objetos e circunstâncias, encontraremos o 'REINO DOS CÉUS' que, segundo nos dizem, levamos em nosso 'interior'.
Nossos fracassos resultam da operação do mesmo princípio. O princípio é intercambiável; opera com exatidão, não sofre desvios.
Se pensarmos em escassez, limitação e discórdia, encontraremos seus frutos a cada passo.
Se pensarmos em pobreza, infelicidade ou doença, os mensageiros do pensamento irão levar a mensagem tão profundamente quanto qualquer outro tipo de pensamento, e o resultado será igualmente garantido.
Se temermos uma calamidade, poderemos dizer como Jó : 'As coisas que eu temia vieram ao meu encontro' .
Se pensarmos com descortesia ou ignorância, atrairemos, dessa forma, os resultados de nossa ignorância.
Quando entendido e usado corretamente este PODER DO PENSAMENTO é o maior recurso já sonhado de economia de tempo. Mas se ele for mal entendido ou mal usado o resultado será desastroso com toda certeza.
Graças à ajuda deste poder, você poderá ter confiança em empreender coisas aparentemente impossíveis, pois ele é o segredo de toda inspiração, de toda genialidade.
Cada vez que você pensa, dá inicio a uma cadeia de casualidade que irá criar uma condição em estrita consonância com a qualidade do pensamento que a originou.
O pensamento que está em harmonia com a Mente Universal irá resultar em condições correspondentes.
O pensamento destrutivo ou desarmônico irá produzir resultados correspondentes, mas a lei imutável não permitirá a você plantar um pensamento de uma espécie e colher o fruto de outra espécie.
Você tem liberdade de usar esse maravilhoso poder criador a seu bel-prazer, porém deve arcar com as consequências.
Este é o perigo advindo da chamada FORÇA DE VONTADE. Há os que acreditam, pelo visto, que a força de vontade lhes permitirá coagir essa lei; que eles poderão plantar sementes de uma espécie e, por 'força de vontade' , obrigá-las a dar frutos de outra. Mas o princípio fundamental do poder criativo reside no Universal, e, por conseguinte, a ideia de forçar uma concordância com nossas aspirações pelo poder da vontade individual é uma inversão de conceito que talvez pareça ter sucesso por algum tempo, mas terminará fatalmente destinada ao fracasso - porque antagoniza o próprio poder que está tentando empregar.
Isso é a tentativa individual de coação ao Universal, é o finito em conflito com o infinito.
Nosso permanente bem-estar estará mais bem conservado por uma cooperação consciente com o movimento de avanço contínuo de Grande Todo.
Se você deseja ter condições harmoniosas em sua vida, precisa desenvolver uma atitude mental harmoniosa.
Seu mundo exterior será o reflexo de seu mundo interior.
Sabemos que o pensamento está construindo para nós a coisa em que estamos pensando e, concretamente, trazendo-a para mais perto. No entanto, temos dificuldade em banir o MEDO,a ANSIEDADE ou o DESÂNIMO, que representam forças poderosas de pensamento, e que continuamente enviam para longe as coisas que desejamos, de modo que, com frequência, damos uma passo para adiante e dois passos para trás.
A única maneira de evitar o retrocesso é continuar a seguir adiante.
O PREÇO DO SUCESSO É A ETERNA VIGILÂNCIA.
Para isto há três etapas, e cada uma é absolutamente essencial. Em primeiro lugar, você deve ter o conhecimento de seu poder; em segundo lugar, a coragem de ousar; em terceiro, a confiança de agir.
É evidente, portanto, que só precisamos deixar nossa luz brilhar; quanto mais energia pudermos irradiar, mais rapidamente seremos capazes de transmutar condições indesejáveis em fontes de prazer e ganho.
A questão relevante, então, é como deixar essa luz brilhar; como gerar essa energia.
O pensamento sem resistência expande o Plexo Solar; o pensamento resistente o faz contrair-se. Pensamentos agradáveis o expandem; pensamentos desagradáveis o fazem contrair-se.
Pensamentos de coragem, poder, confiança e esperança produzem um estado correspondente; mas o arqui inimigo do Plexo Solar, que precisa definitivamente ser destruído para haver possibilidade de deixar a luz brilhar, é o MEDO.
Esse inimigo precisa ser completamente destruído; precisa ser eliminado; deve ser expulso para sempre. Ele é a nuvem que oculta o sol interior, causando uma obscuridade perpétua.
Esse é o DEMÔNIO pessoal que faz a humanidade temer o passado, o presente e o futuro; temerem a si mesmos, a seus amigos e a seus inimigos; temerem a tudo e a todos.
Quando o MEDO for destruído de fato e por completo, você verá brilhar sua própria LUZ, as nuvens serão dissipadas e você encontrará a fonte de poder, energia e vida.
Quando você perceber que realmente é uno com o poder Infinito, e conseguir entender conscientemente esse poder graças a uma demonstração prática de sua capacidade de superar, pela força do pensamento, qualquer condição adversa, nada mais terá a temer.
O conhecimento de nossa capacidade de conscientemente irradiar saúde, força e harmonia nos fará perceber que não há nada a temer por estarmos em contato com a FORÇA INFINITA."
(Charles Francis Haanel - 'A Chave Mestra' )
"Deus está debaixo da mesa
ResponderExcluirO diabo está atrás do armário
Deus está atrás da porta
O diabo está no meio da sala
Deus está lendo jornal
O diabo está dançando
O diabo está fazendo o jantar
Deus está escrevendo uma carta
Deus está sonhando
O diabo está fazendo discurso
Deus está lavando os pratos
O diabo está tocando piano
Deus é o teto da casa
O diabo é a porta dos fundos
O diabo é o chão da cozinha
Deus é o vão da entrada
Deus está debaixo da mesa
O diabo está atrás do armário
Deus está atras da porta
O diabo está no meio da sala
Deus está lendo jornal
O diabo está dançando
O diabo está fazendo o jantar
Deus está escrevendo uma carta
O que há de errado com meu coração?
O que há de errado?" (Titãs)